Avaliações de Negócios

Avaliação de Empresas ou de Negócios

 

A arte de avaliar uma empresa vai muito além do domínio de métodos consagrados de avaliação, como por exemplo, fluxo de caixa descontado, múltiplos de mercado e opções reais. A avaliação de qualidade exige do avaliador a imersão profunda na realidade da empresa, a criação de cenários para o setor em que ela está inserida, o respeito ao cronograma para entrega dos resultados e sobretudo a adequação da metodologia ideal para o contexto e objetivo final da avaliação.

 

Quando assumimos um projeto como este, deixamos de ser A3mais e nos colocamos na posição do cliente, buscando sempre agregar valor com o nosso trabalho.

 

Se você precisa de uma avaliação para venda total ou parcial da empresa, para dissolução societária, para busca de investidores estratégicos e financiamento para alavancar a operação de uma startup, para resolver questões judiciais ou para sustentar o crescimento através de aquisição de uma outra empresa ou negócio, nós estamos prontos para ajudá-lo.

 

 

Avaliação de Intangíveis

 

Os ativos intangíveis quase sempre representam os principais ativos de qualquer negócio. Entretanto, foi com a convergência das normas contábeis no Brasil aos padrões internacionais (IFRS), imposta pela Lei 11.638/07, que as empresas brasileiras passaram a dar mais atenção para a avaliação, controle e contabilização correta deste grupo de ativos.

 

Avaliar marca, patente, carteira de cliente, contratos de não competição  e outros ativos intangíveis, principalmente respeitando o critério de valor justo, exige um conhecimento de um portfolio robusto de metodologias específicas.

Reestruturação Societária

 

A legislação vigente objetiva assegurar que operações envolvendo transferência de controle e outras alterações patrimoniais realizadas por companhias de capital aberto sejam suficientemente transparentes para garantir a proteção das partes envolvidas. Desta forma, laudos de avaliação elaborados por empresas especializadas são exigidos em operações de fusão, cisão, incorporação, aumento de capital, oferta pública de ações (OPA), transferências de controle, avaliação de ativos em Fundos de Investimento em Participação e Imobiliário, entre outras.

 

Neste contexto, elaboramos laudos que agregam experiência, comprometimento com prazos, integridade e uma perspectiva verdadeiramente independente para contribuir com nossos clientes no sucesso de uma operação de reestruturação societária.

 

 

Adequação ao IFRS (International Financial Reporting Standards)

 

A convergência das normas contábeis brasileira para padrões internacionais visa apresentar as demonstrações financeiras com transparência, confiança e relevância, de modo a possibilitar a comparabilidade dos balanços em diferentes países e, com isso, gerar uma apresentação realista da eficiência empresarial para a análise de acionistas e investidores.

 

Para guiar as empresas neste processo, foi criado o CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis, formado por diversas entidades, com o objetivo de estudar, preparar e emitir Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade que garantissem centralização e a uniformização do processo de convergência.

Assessoramos nossos clientes no processo de adequação às normas contábeis internacionais, com especial atenção às alterações provocadas na avaliação de ativos intangíveis e nos aspectos relacionados ao valor justo (fair value). Abaixo relacionamos alguns dos pronunciamentos que recorrentemente trabalhamos:

 

  • CPC 01 - Redução ao Valor Recuperável de Ativos (Teste de Impairment);

  • CPC 04 – Ativos Intangíveis

  • CPC 06 (R1) - Operações de Arrendamento Mercantil

  • CPC 12 - Ajuste a Valor Presente

  • CPC 14 - Instrumentos Financeiros: Reconhecimento, Mensuração e Evidenciação

  • CPC 15 (R1) - Combinação de Negócios

  • CPC 27 - Ativo ImobilizadoCPC 29 - Ativo Biológico e Produto Agrícola

 

Project Finance & Modelling

 

Assessoramos nossos clientes em projetos que exigem modelagem financeira num contexto estratégico e plano de negócio para projetos do longo prazo.

A3mais